Texto
Áureo: 11 – “Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros”.
12 – “Não como Caim, que era do
maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras
eram más e as de seu irmão justas”. (IJo. 3: 11,12)
Verdade Prática: Quem ama de verdade não se deixa
dominar nem pela *inveja nem pelo *ódio.
*Inveja: Desgosto
ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem. Desejo violento de possuir o bem
alheio. Sinônimo - Ciúme,
competição, concorrência, emulação, rivalidade.
*Ódio: Paixão
que impele a causar ou desejar mal a alguém; execração, rancor, raiva, ira.
Aversão à pessoa, atitude, coisa, etc.;
repugnância, antipatia, desprezo, repulsão:
Ovelha (Ovis aries) é um mamífero ruminante bovídeo da
sub-família Caprinae. Um carneiro é uma ovelha macho e
os juvenis são cordeiros, anhos ou borregos.
Leitura Bíblica em
Classe:
1- E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela
concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do Senhor um varão. 2- E teve
mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da
terra. 3- E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim
trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4- E Abel
também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o
Senhor para Abel e para a sua oferta. 5- Mas para Caim e para a sua oferta não
atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. 6- E o
Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? 7- Se bem
fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à
porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás. 8- E
falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se
levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou. 9- E
disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu
guardador do meu irmão? 10- E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue
do teu irmão clama a mim desde a terra.
Objetivo Geral: Conscientizar dos perigos de se deixar dominar pela inveja e pelo ódio.
Objetivos
Específicos:
Professor interagindo com a classe: 3ª
Aliança com Noé – Princípio do Governo Humano. Continuação da vida sobre a
Terra – (Gn. 9: 1-17).
Marca em Caim: Ninguém pode se quer imaginar,
qual seja essa marca.
I -
CAIM, SEGUIDOR DE SATANÁS.
1. A
semente da mulher.
Quanto
ao nascimento de Caim foi uma benção de Deus, porque ao nascer sua mãe disse: “Alcancei do Senhor um varão”. (Gn.
4:1). Na realidade Eva o teve como um presente de Deus, como todos os filhos
são dádivas de Deus. Segundo Halley, diz que, Adão e Eva provavelmente foram
criados já adultos, Caim, quando assassinou Abel, devia ter uns 129 anos;
porque Sete nasceu logo depois. (Gn. 4: 25; 5: 3).
Infelizmente
Caim se deixou levar pelo seu coração enganoso e cometeu tal loucura,
tornado-se uma pessoa usada pelo diabo.
2. O
agricultor.
Já na sua idade adulta, ou que tenha começado cedo, Caim tornou-se
um homem bem sucedido na agricultura, seguiu o exemplo de seu pai, conforme o Senhor havia ordenado que a terra deveria ser lavrada.
(Gn. 1: 26-28), mesmo Deus considerando a terra maldita pelo pecado de Adão,
todavia a terra sempre forneceu do seu fruto desde o Jardim do Éden. Embora Caim fosse
agricultor, todavia, seus descendentes não demoraram a ocupar-se em várias
outras profissões, segundo se vê em (Gn. 4: 22).
3. A apostasia de Caim.
Sem
levar em conta seu sucesso profissional como um bom agricultor até ser expulso
pela terra a fora. Infelizmente Caim não se voltou a Deus em espírito e em
verdade como menciona o Apóstolo João. (Jo. 4: 23). Por esse motivo
Deus o sentenciou devido sua apostasia, porque Caim sabia dos cuidados de Deus
para com seu pai e isso não lhe adiantou nada.
11- “E agora maldito és tu desde a
terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão. 12. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo
e *vagabundo serás na terra”. (Gn.
4:11,12).
*Vagabundo: Que leva uma vida errante; que vagueia; vadio, nômade,
Inconstante, volúvel, leviano. Velhaco, pelintra, canalha. De má qualidade;
ordinário: Indivíduo desocupado, ocioso, vadio.
II - O CULTO DE CAIM
“Ao cabo de dias trouxe Caim do
fruto da terra uma oferta ao Senhor”. (Gn. 4:3).
Não temos como afirmar
a sua opção de trabalho no campo, mas pela sua atitude de assassino, não lhe
caberia ser pastor de ovelhas, já que Abel foi reconhecido como um tipo humano
de Cristo com sua oferta cruenta.
Das duas formas de
cultos e ofertas, ambas aceitáveis por Deus. O problema não estava na oferta de
Caim, mas no seu coração mau, porque Deus é o Senhor de toda a terra, não tinha
porque rejeitar sua oferta do fruto da terra.
Diz a Escritura que Abel também cultuou Deus com sua oferta. “Abel também trouxe dos primogênitos das
suas ovelhas, e da sua gordura. Ora, atentou o Senhor para Abel e para a sua
oferta,” (Gn. 4: 4). “mas para Caim e para a sua oferta
não atentou. Pelo que irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante”. (Gn. 4: 5). A
decepção de Caim foi muito grande que Deus notou na sua fisionomia e Caim foi
questionado pelo seu semblante.
No
decorrer dos tempos Deus também havia rejeitado algumas ofertas de animais, o
que confirma que o fruto da terra não era de fato o problema. “Para
que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras
remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos
sacrifícios”. (Jr. 6: 20).
2. A atitude interior reprovada.
É
bom atentáramos para o problema interno de Caim, ou seja, o mal dentro do seu
coração. “mas para Caim e para a sua oferta não atentou. Pelo que
irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante”. (Gn. 4: 5). A ira de Caim mostrou quão decidido ele estava em
agir por conta própria, sem se submeter a Deus. A ira é uma emoção destruidora.
Nunca poderemos nos desculpar por ter ofendido alguém dizendo: “Tenho um
temperamento agressivo”. Mas a Bíblia diz para sermos manso, prudente e não
aborrecer os irmãos. Precisamos considerar a ira como pecado e conscientemente
nos submeter à vontade de Deus. Podemos até irar, mas não podemos pecar com ira
em nosso coração. É bom atentarmos para as palavras de Paulo: “Quero, pois, que os homens orem em
todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”. (ITm.
2: 8).
3. O pecado sempre presente.
O autor da Lição
diz algo para se pensar: Arranquemos, pois, as ervas daninhas que
Satanás nos lança no íntimo. Em nome do Senhor Jesus seja reprovado estas
palavras em nossas vidas, pois o meu coração Satanás não vai lançar nada, se
Deus quiser, estas palavras não nos servem.
III - CAIM NÃO GUARDOU O SEU IRMÃO
“E falou Caim com o seu
irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu
irmão Abel, e o matou”. (Gn. 4: 8).
Este
mau exemplo de Caim pode ser observado na igreja, quanto aos irmãos que nutrem sentimentos
perniciosos contra os irmãos a ponto de desejar-lhes algum tipo de mal, ou algo
pior.
2. O álibi.
Questionado pelo Senhor onde estaria o seu irmão, Caim respondeu
que definitivamente não sabia. Para vingar o sangue de Abel, Deus pronunciou a sentença
contra o
primeiro homicida. A partir de ser inquirido por Deus sobre onde
estava Abel, Deus lhe sentenciou pelo assassinato do seu irmão. É a primeira maldição descarregada sobre um
homem.
A
pergunta de Deus. 9- “E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel,
teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão”?
Deus não
aceitou seus argumentos. 10. “E disse Deus: Que
fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra”.
A
sentença. 11- “E agora maldito és tu desde a terra, que
abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão”.
A justiça de Deus aplicada. 12-“Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e
vagabundo serás na terra”. (Gn. 4:9-12).
O autor da lição diz que temos que ser guardadores
dos nossos irmãos, esse é papel nosso ou dos nossos pastores, como autoridade
sobre o rebanho que Deus lhe confiou?
3. A marca do crime.
Conforme
entendemos, Deus ainda não havia instituído nenhum homem como vingador de
sangue e nem a cidade de refúgio. Mas se porventura alguém fosse vingar o
sangue de Abel, encontraria em Caim a marca colocada por Deus, que servia como
alerta para que ninguém o ferisse. Infelizmente Caim não buscou ao Senhor e
saiu andando como fugitivo e vagabundo pela terra, como o Senhor havia dito. 13-“Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser
perdoada”. 14- “Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei;
e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me
matará”. 15- “O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto
qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pós o Senhor um sinal
em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse”. 16-“E
saiu Caim de diante da face do Senhor, e habitou na terra de Node, do lado
oriental do Éden”.
Caim foi
vítima do seu próprio ódio, não foi penalizado com a morte, mas a sua dor,
rancor e a amargura, provavelmente o acompanhou até o fim dos seus dias, além
da marca na testa, também teve a marca do crime em sua alma.
Conclusão
Caim
com seu péssimo testemunho nos faz lembrar que temos que viver em santidade,
para não agirmos com desrespeito com os nossos irmãos e com o nosso próximo.
Abel alcançou bom testemunho de Deus a ponto de ser considerado por Cristo. Já
Caim é o símbolo do homem mau, de caráter deformado, de um coração impiedoso,
tudo nos leva a crer que seu nome não está no Livro da Vida. A exortação de
Deus para nós é: 11- “Porque
esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos
outros”. 12-“Não
como Caim, que era do maligno, e matou a seu irmão. E por que causa o matou?
Porque as suas obras eram más e as de seu irmão justas”.
Lembrando que João também
mencionou o testemunho dos filhos de Deus e dos filhos do diabo.
10- “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do
diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de
Deus”. 15-“Qualquer que
odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna
permanecendo nele”.
Que Deus nos guarde de todo o mal em nome do Senhor Jesus.
Amém!
SUBSÍDIO
TEOLÓGICO
ABEL UM TIPO DE CRISTO.
Algumas
considerações sobre Abel, e o seu testemunho de fé, como oferta aceita por
Deus. Um tipo humano de Cristo, como também sua oferta, representando um
sacrifício ao oferecer uma ovelha, como sacrifício vivo derramando seu sangue,
como oferta agradável ao Senhor.
Um Homem de Fé. (Hb. 11:4), “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior
sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando
Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala”. Abel
foi elogiado por sua fé, do que resultou num sacrifício superior. Seu nome
figura no início da grande lista dos fiéis, tendo sido ele elogiado pelo
próprio Senhor Jesus em (Mt. 23.35a). “Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi
derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo,...”
De
acordo com o comentário de Champlin. Presume-se que ele obedeceu
a alguma ordem específica, acerca do sacrifício, que Caim ignorou, embora isso
não seja declarado no Antigo Testamento. Sabe-se, porém, que Abel é mencionado
como o primeiro pastor de ovelhas e também foi o primeiro a oferecer um animal
dos primogênitos como sacrifício.
Segundo estudos da tipologia bíblica na
questão humana, Abel é um tipo de Cristo pela sua vida e pelo seu sacrifício.
Abel foi pastor de ovelhas – Jesus é o Bom Pastor (Jo. 10: 11).
Abel ofereceu maior
sacrifício – Jesus ofereceu seu
próprio sangue, num maior e mais perfeito Tabernáculo. (Hb. 9: 11, 12).
Abel foi chamado justo
(Mt. 23: 35) – Jesus foi e é chamado
justo. (At. 3: 14, 15).
Champlin diz que: nos
escritos dos Pais da Igreja. Crisóstomo
chamou-o de tipo do Cordeiro de Deus, gravemente injustiçado, em vista de sua
inocência (dd S/ag/r ii.5).
Agostinho chamou-o de
“peregrino”, porquanto foi morto antes de poder residir em qualquer cidade
terrena, pelo que aguardava uma cidade celeste, onde pudesse habitar em justiça
(De Civitate Dei, xv.1).
Caim, por sua vez,
fundou uma cidade terrena e ali habitou em meio à iniquidade.
Irineu observou como
Abel mostrou que os justos sofrem às mãos dos ímpios, e como as virtudes dos
justos são assim magnificadas (Contra Haeres. iii. 23).
Jesus referiu-se a Abel como
o primeiro mártir (Mat. 23.35), “Para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi
derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo,...” conceito esse que
teve prosseguimento na Igreja primitiva.
Evidentemente, Jesus o considerava um
personagem histórico. O sangue de Abel é contrastado (oposto), com o sangue de
Cristo, em Hebreus 12.24. “E
a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala
melhor do que o de Abel”.
Que possamos dar graças
a Deus, por mais um dia, por mais uma Doutrina da Sua Palavra.
Prof.
Me. Expedito Darcy da Silva.
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