Doutrina Bíblica.
A intenção, mesmo que de forma
rudimentar, é captar alguns traços ou características de Deus que faz história
com o seu povo. O verbo ser permanece na primeira pessoa do singular.
Deus é o Eu soberano e absoluto. No hebraico o verbo está no imperfeito.
É, assim, um tempo verbal que está aberto para novas ações e relações. O agir
de Deus não é “fechado”. É aberto e contínuo. A fórmula “Eu Sou o que Sou” é
o anúncio a respeito de o novo agir de Deus na história humana. É através desse
jeito, de sua sensibilidade, proximidade, humanidade e presença real que o “céu”
se revela ao mundo de forma contínua e constante. Mais do que ação, Deus é de
relação. Faz relacionamentos. A ação pode ser compreendida como força,
movimento que se imprime em objetos ou a pessoas. Relacionamento pressupõe
uma ação de correspondência entre as partes. Por isso, Deus tem características
humanas. Para ter sensibilidade precisa ver e ouvir: “E disse o Senhor: Tenho visto
atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu
clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores”. (Êx.
3.7); precisa se envolver e entender a situação do outro: (Êx 3.7). O
relacionamento só é possível pela proximidade e através da presença real, do trabalho
e da ação. “Portanto, desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir
daquela terra...” (Êx. 3.8). Deus tem corpo e se materializa em ações
históricas. (Teofania: Ver nota de rodapé)
Assume a história humana e suas lutas por dignidade. Isso faz JHWH (atribui-se
este tetragrama como suposto nome de Deus). Deus ser
diferente de outros deuses. Seu movimento e ação, de descer em direção ao
humano e sua história, não é geográfica, mas sim, no sentido de buscar a aproximação
humana, compreendendo a sua dor e limitação. Esta teologia marca a história
deste povo e ganha forma e expressão nas celebrações posteriores.
Conclui-se, a partir desta revelação
de Deus, que antes da teoria ou da interpretação, primeiro vem à ação. O método
de Deus se tornou conhecido fazendo história. A
experiência e a ação precedem, portanto, a interpretação e a teoria, assim como
liturgia à teologia. Experiência pressupõe envolvimento integral de Deus e do
ser humano nos acontecimentos. É ação que se faz com ideias, atitudes,
sentimentos e com o corpo todo. Este é um dado importante e fundamental para o
culto cristão. Como Deus, assim também o povo entra, de forma completa, nesta
relação no ato de celebrar.
Um dado antropológico importante é a
constatação de que o ser humano só percebe concretamente a presença do outro
como pessoa e chega a compreendê-lo e senti-lo, na ação de experimentá-lo com
os sentidos: vê-lo, tocá-lo, ouvi-lo, cheirá-lo.
Em Êx. 3.14. “E disse Deus a Moisés: Eu Sou O Que Sou. Disse mais: Assim
dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós”. Deus precisa tornar-se
ativo e com características humanas, ter olhos, mãos e ouvidos, para revelar-se
e ser compreendido.
Essa experiência histórica de Deus foi
fundamental no desenrolar da história bíblica. Desde a criação até a Páscoa e até
hoje e o final dos tempos, esta revelação e a forma de Deus se revelar, sua
atitude de amor e de aproximação, envolvimento, permite e dá um sentido
profundo e vivo ao culto cristão. Se culto é serviço e ação presente e real de
Deus, então podemos participar e ser envolvidos nesta mesma experiência.
Não
há culto sem ação. É impossível conhecer a Deus sem movimentos e sem ser
envolvido por ele. Movimentos exigem corpo presente. Celebrar a presença de
Deus entre nós só é possível entrando no relacionamento, participando da
experiência com Ele.
Nota: O termo Teofania, vem do grego theophnaia, que por sua vez é uma
palavra compostas por dois vocábulos, também gregos: Théos, "Deus" e
phanei, "aparecer". Isto é,
Teofania é o termo utilizado para descrever alguma manifestação visível de
Deus, na forma que Ele quiser. Alguns eruditos definem Teofania como uma
manifestação de Deus aparecendo, seja em forma humana, seja através de
fenômenos da natureza grandiosos e impressionantes.
Em sua
essência, Teofania é um termo teológico que serve para indicar qualquer
manifestação temporária e normalmente visível de Deus.
Podemos conferir o que foi dito
sobre a Teofania de Deus nos versículos abaixo lembrando que existem outras
referência Bíblicas.
1. “Depois,
apareceu-lhe o Senhor nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da
tenda, quando tinha aquecido o dia. 2. E
levantou os olhos e olhou, e eis três varões estavam em pé junto a ele. 16.
E levantaram-se aqueles varões dali e
olharam para a banda de Sodoma; e Abraão ia com eles, acompanhando-os. 22. Então, viraram aqueles varões o rosto dali e
foram-se para Sodoma; mas Abraão ficou ainda em pé diante da face do Senhor”. (Êx. 18: 1, 2,16, 22).
AULER, João Pauo. Monografia Mestrado
Profissionalizante em Teologia. ESTE, p.12, 2003.
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