Tem postagem nova. https://sites.google.com/site/lerparasabermaisprofexpedito
Estudo Escatológico. Texto Bíblico (Daniel 9: 20:27).
20 Estando eu ainda falando, e orando, e
confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha
súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, 21 estando eu, digo, ainda falando na
oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio
voando rapidamente e tocou-me à hora do sacrifício da tarde. 22 E me instruiu, e falou comigo, e
disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. 23 No princípio das tuas súplicas, saiu
a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem
sentido na palavra e entende a visão. 24 Setenta semanas
estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir
a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a
justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos. 25 Sabe e entende: desde a saída da
ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe,
sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se
reedificarão, mas em tempos angustiosos. 26
E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e
o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu
fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas
assolações. 27 E ele firmará um
concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o
sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o
assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado
sobre o assolador.
INTRODUÇÃO: Vamos Estudar as SETENTA
SEMANAS em três tópicos. No primeiro veremos que as SETENTA SEMANAS não
são semanas de DIAS, mas semanas de ANOS. Em segundo lugar podemos ver os
comprimentos desta profecia, na HISTÓRIA e no FUTURO. Em terceiro e último
lugar vamos estudar um parêntese entre as duas últimas semanas.
AS
SETENTA SEMANAS SÃO SEMANAS DE ANOS E NÃO DE DIAS
PRIMEIRO ARGUMENTO: - UMA SEMANA DE
ANOS ALÉM DA SEMANA DE DIAS ENTRE OS JUDEUS. Em nosso país e em todos os
países do mundo, existe apenas uma SEMANA
DE DIAS. Por isso quando alguém lê esta profecia, o pensamento que
imediatamente vem à mente está ligado com DIAS de 24 horas. A profecia foi escrita para os judeus, e
para eles havia três tipos de semanas. Havia UMA SEMANA de DIAS de 24 horas, com o último dia chamado SÁBADO. Havia outra SEMANA de ANOS, com o último ano
chamado ANO – SABÁTICO. Havia ainda uma SEMANA
DE SETE ANOS, somando 49 anos, sendo que quinquagésimo ano é chamado ANO DO JUBILEU. Os judeus estavam tão
familiarizados com a SEMANA DE DIAS
como com a SEMANA DE ANOS.
SEGUNDO ARGUMENTO: - O MOTIVO DOS
SETENTA ANOS DE CATIVEIRO.
O motivo do cativeiro de Judá na
Babilônia foi a IDOLATRIA, mas o
número de anos não cativeiro estava ligado com a quebra do ANO – SABÁTICO. Conforme a profecia de
Jeremias, Judá ficaria no cativeiro SETENTA
ANOS (Jr. 25: 11, 12; 29: 10). II Cron. 36: 20,21; diz que o cativeiro
duraria ATÉ QUE A TERRA SE AGRADASSE
DOS SEUS SÁBADOS.
TERCEIRO ARGUMENTO: - OS FATOS DO PERÍODO
– Durante o período das setenta semanas, uma série enorme de fatos
aconteceriam. Seria totalmente impossível que eles acontecessem no espaço de
490 DIAS de 24 horas.
Primeiro fato - A cidade de
Jerusalém seria reconstruída e edificada.
Segundo fato - O messias, o Príncipe, nasceria.
Terceiro fato - O v.26 fala da destruição da cidade e
do Santuário pelo POVO do príncipe que há de vir. (Anticristo).
Quarto fato - O Messias morreria. Isto aconteceu no ano 29 d.C.
Quinto fato - A cidade de
Jerusalém e o Santuário seriam destruídos. Este fato aconteceu no ano 70 a.D.
Sexto fato: Haveria uma ALIANÇA.
Ainda é futura.
Sétimo fato:
Haveria um templo construído e os sacrifícios da lei estariam em prática.
NOTA IMPORTANTE: Cabe aqui uma ressalva muito relevante. O fato de a profecia das
setenta semanas ser semanas de anos e não de dias, tem alguns estudantes da
Bíblia a interpretar algumas outras profecias que tratam de TEMPO, como se fossem sempre e todos
em ANOS.
Temos dois exemplos disso.
Primeiro - Dn 8: 14 - diz que
o santuário ficaria fechado durante DUAS
MIL E TREZENTAS TARDES E MANHAS, e que depois disso seria purificado.
Guilherme Muller, fundador do sabatismo, interpretou esta passagem
como 2.300 anos, e ligou-a com a segunda vinda de Cristo. Começando a contar a
partir de 456 antes de Cristo e vindo para nossa época, o fim dos 2.300 anos em
1.844. Daí, alguns anos antes de 1.844, Miller começou a pregar que Cristo
voltaria à terra para purificar o santuário.
Acontece que Cristo
não veio e nem havia santuário para ser purificado. Alguns anos mais tarde,
Ellen G White, a famosa papisa sabatista, querendo remendar o erro de Miller,
complicou mais ainda. Ficou pior a emenda, do que o soneto. Ela disse que
Miller estava certo quanto ao TEMPO,
mas errou quanto ao LOCAL. Ela
disse que Cristo entraria no santuário no céu, para purificá-lo. Ela cometeu dois
grandes erros de interpretação que tornam nulo tudo que ela disse. O primeiro
erro está ligado com o fato de que no céu não tem santuário algum para ser
purificado, visto que lá não há pecado. O segundo erro tem a ver com o tempo do
verbo usado em Hb. 9, quando fala de Cristo entrou no Santo dos Santos. Hb. 9
não diz que Cristo entrou lá para purificar. O tempo do verbo está no PASSADO,
indicando que entrou no Santo dos Santos no passado por volta do ano 30, não em
1.844.
A PROFECIA TEM TRÊS DIVISÕES.
A primeira divisão tem SETE SEMANAS, que
são 49 anos – v. 25. A segunda divisão tem SESSENTA E DUAS SEMANAS, que são 434 anos – v.25. A terceira
divisão tem UMA SEMANA, que são
7 anos – v. 27.
A palavra DESDE, no
v.25, marca o começo, e a palavra ATÉ,
marca o fim.
Qual foi a data do começo do comprimento das setenta semanas? Vamos
ao livro de Neemias. Neemias era copeiro do rei Artaxerxes na cidade de Susã (Ne
1 :1; 2:1). Nesse dia começou o
cumprimento da profecia das setenta semanas de Daniel 6:15.
Dn. 9: 25 diz que desde o dia em que
saiu a ordem para reconstruir Jerusalém, até ao UNGIDO ao PRÍNCIPE,
seriam cumpridas sessenta e nove semanas. Quando aconteceu isso? Zac. 9: 9, diz
que o REI de Israel entraria em
Jerusalém montado num jumentinho. Dn. 9: 25; fala do PRINCIPE. Zc. 9:9 fala do REI. Ambos os textos falam da mesma
pessoa. Lc. 19: 28-44, narra o cumprimento das duas profecias. Este texto fala
que Jesus entrou em Jerusalém montado num jumentinho e foi aclamado como REI. Foi a única vez na vida terrana
de Jesus que Ele foi reconhecido como Rei pela nação. Isto ocorreu em 32 a.D.
O período de 483 anos terminou com a morte
de Cristo. O v. 25 diz: “… até ao Ungido…”. O v. 26 diz que após as 62 semanas
(mais as sete primeiras) o Ungido seria morto. Isto quer dizer que o fato que
marca o fim do período, dos 483 anos, é a morte de Cristo. Um fato marcou o INICIO do cumprimento das setenta
semanas. Foi a SAIDA DA ORDEM
para que Jerusalém fosse reconstruída.
Outro fato marcou o fim do cumprimento das primeiras 69 semanas. Foi a
morte do Ungido, não é exatamente, é claro. Como já vimos, as primeiras 69
semanas tiveram o seu fim com a entrada em Jerusalém, no dia 6 de abril 32 A.D.
logo em seguida, uma semana depois, Cristo morreu.
A QUESTÃO DUAS
FASES NA PROFECIA. A profecia das setenta semanas terá duas fases distintas no seu
cumprimento. Isto não é de estranhar, pois isso é comum na profecia bíblica.
Vejamos alguns exemplos. PRIMEIRO
o Antigo Testamento fala da vinda do Messias como GLORIOSO. Às vezes na mesma profecia, fala das duas fases. Um
deles é Is. 61. Em Lc. 4:16-21 Jesus não leu esta profecia. Leu até ao ponto
que falava da primeira fase, Isto é, da primeira vinda do Messias. A parte
seguinte, que Jesus não leu, fala da segunda fase – da segunda vinda. Isto
prova e mostra que a segunda vinda do Messias terá duas fases.
As setenta semanas também terão duas fases. A primeira fase já se
cumpriu, como já vimos desde 454 a.C até a.D. 29 a.D., compreendendo as 69
semanas primeiras. Falta a última semana. Entre as duas últimas há um INTERVALO DE TEMPO. Este intervalo
começou em 29 a.D. e irá até ao arrebatamento. Quando ocorrer o arrebatamento,
começará, então, o cumprimento da segunda fase das setenta semanas.
Paulo fala da igreja como um MISTÉRIO? (Ef. 3: 1-13; Cl. 1: 24-29).
O que é mistério? É aquilo que não estava REVELADO até o momento do fim.
O Velho Testamento não fala da igreja. Só se vê igreja no Antigo
Testamento quando se usa o MÉTODO
ALEGÓRICOS DE INTERPRETAÇÃO, que não é o método correto para se
interpretar a Bíblia e muito pior para se interpretar a profecia. Sem o INTERVALO não podemos explicar a
existência atual da igreja, a não ser que se torçam as Escrituras, como fazem
alguns intérpretes. O que dizem? Dizem que Deus rejeitou definitiva e
eternamente a Israel que era a igreja do Antigo Testamento, e que a igreja é o
Israel do Novo Testamento. A Bíblia apresenta uma distinção clara entre ISRAEL e IGREJA.
A profecia das setenta semanas é EXCLUSIVA de Israel. A igreja não pode estar dentro delas. O
intervalo serviu para revelar o mistério da igreja. A igreja está no intervalo.
É por isso que ela existe.
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